Solicitamos à paciente observar as seguintes recomendações que antecedem seu exame citopatológico e colposcópico:
Do grego pathós, sofrimento e lógos, tratado, discurso, patologia significa o estudo das doenças. É o ramo da ciência que estuda as alterações sofridas pelo organismo em decorrência de doenças.
A base do trabalho do médico patologista é diferenciar lesões benignas e malignas. Sendo assim, é o médico patologista quem faz o diagnóstico de câncer. Por vezes, médicos de outras especialidades [ginecologistas, urologistas, dermatologistas, cirurgiões e outros] necessitam de estudo mais específico em lesões como nódulos de mama, manchas de pele, tumor de estômago, etc. Para isso, retirarm uma amostra do tecido ou órgão doente. Este material é enviado ao patologista que, ao exame microscópico, conclui o que é sob a forma de um diagnóstico histopatológico ou anátomo-patológico.
Também é responsabilidade do patologista o exame citopatológico. Este método engloba o exame de prevenção do colo uterino [papanicolau], além do exame citopatológico de líquidos, como urina e de punções aspirativas por agulha fina [PAAF] de mama, tireóide, linfonodos, etc.
Os laudos dos exames são entregues diretamente ao médico solicitante, que é o profissional responsável pela correta interpretação destes e orientação da conduta adequada para cada paciente.
Solicitamos à paciente observar as seguintes recomendações que antecedem seu exame citopatológico e colposcópico:
- Fazer higiene normal
- Não fazer lavagem vaginal
- Não manter relações sexuais 48h antes da coleta
- Não usar qualquer medicação vaginal [óvulos, cremes, pomadas, etc] até 48h antes da coleta
- Não fazer exame ginecológico [toque] antes da coleta
- Não estar menstruada
- Trazer exames anteriores se realizados em outro laboratório